ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM HISTÓRIA


MAFALDA

QUINO, Toda Mafalda. SP: Martins Fontes, 2000. Disponível em: . Acesso em 08 ago. 2017.

 

Termômetros da qualidade, os indicadores de evasão e repetência continuam altos (...) E “não se pode culpar o aluno por isso. A responsabilidade de ensinar bem é da escola, e o governo precisa ajudá-la nessa tarefa” diz Maria de Salete Silva, coordenadora de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil. Neste sentido, então, é essencial compreendermos que os profissionais da educação da atualidade e, em especial o professor, necessitam de um engajamento profissional e pessoal diferente daquele que se tinha e bastava a alguns anos atrás, quando os alunos aguardavam atentos e perfilados em suas carteiras a chegada do mestre, meros espectadores de uma “educação bancária”, como afirma Paulo Freire, desprovida de sentido e preocupada apenas em atender as necessidades de uma sociedade capitalista emergente.

 

Relacionando a tirinha de Mafalda e a reportagem da revista Nova Escola, avalie as afirmações a seguir.

 

I O processo de conhecimento deve ser refletido e encaminhado a partir da perspectiva de uma prática social.

II Saber qual conhecimento deve ser ensinado nas escolas continua sendo uma questão central para o processo pedagógico.

III O processo de conhecimento deve possibilitar compreender, usufruir e transformar a realidade.

IV A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, desde que sejam providos de significado e sentido para professores e alunos.

V Os projetos curriculares escolares devem desconsiderar a cotidianidade de alunos e professores da escola, pois disso decorre a informalidade.

 

É correto apenas o que se afirma em:


II, III e IV.


I, II, III e IV.


II e IV.


I e III.


I e IV.

O Monumento às Três Raças é uma escultura localizada no centro da Praça Cívica, em Goiânia, capital do estado de Goiás. Esculpido em bronze e granito por Neusa Morais, em 1968, o monumento, que pesa aproximadamente trezentos quilos e possui sete metros de altura, faz menção às matrizes étnicas - branca, negra e indígena - que deram origem ao povo brasileiro.

 

     Monumento às Três Raças. Foto de Wanderson F Alves. Disponível em: <http://farm5.static.flickr.com/4078/4810637664_11105973df_b.jpg>. Acesso em: ago.2017.

 

Após uma análise mais detida da imagem anterior, você perceberá o quanto é possível pontuar os sentidos que permeiam as estruturas simbólicas dessa obra. Mas, para tanto, o observador deve ter olhos de ver. Há de se ter sensibilidade artística suficiente, e algum traquejo com a historiografia do Brasil colônia, para descobrir as temáticas implícitas no trabalho de Neusa Morais.

Assim sendo, assinale a alternativa que expressa um desses temas silenciosos, oculto na solidez da escultura goiana.


 


Em um esforço conjunto, as três matrizes étnicas tentam derrubar o marco de granito que representa a opressão estrangeira.


As três matrizes étnicas se esforçam para sustentar o marco de granito em queda eminente, que representa a economia colonial.


Enquanto a matriz europeia derrubar o marco de granito que simboliza a estrutura civilizatória do Brasil, negros e índios lutam para mantê-la de pé.


Enquanto negros e índios tentam derrubar o marco de granito que simboliza a estrutura civilizatória do Brasil, a matriz europeia luta para mantê-la de pé.


O marco de granito representa o corpo civilizatório brasileiro, sendo erguido pelo esforço em comum das três matrizes étnicas.

Leia atentamente as frases abaixo:

 

Um importante legado grego que permeia nosso cotidiano é o conceito de democracia. (AIDAR, 2010, p. 132)

Apesar de contar que não era a fortuna que fazia o homem público, no entanto, tornava- se muito difícil para quem fosse desprovido de meios próprios comparecer aos debates públicos. (AIDAR, 2010, p. 134)

 

Pode-se considerar que o apogeu da democracia em Atenas, no século V a. C., se deveu em grande parte:


ao declínio das transações comerciais, que permitiu uma maior dedicação dos comerciantes à política.


ao privilégio mantido pelas aristocracias, que eram detentoras do poder e da oratória.


à Filosofia, cujo alcance possibilitou aos mais pobres se tornarem arcontes (título dos membros de uma assembleia de nobres da Atenas antiga).


à presença das mulheres, que passaram a exigir sua participação na política.


ao regime escravista mantido na cidade, que possibilitou o desenvolvimento da economia.

A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi promulgada em 1961, no entanto, somente com a Constituição de 1988 é que os brasileiros tiveram assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. As reformas educacionais no Brasil ressaltam a importância do papel da educação na formação do cidadão.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

 

A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia.

 

POR QUE

 

A educação é um caminho para garantir uma sociedade mais justa e harmônica, no qual o cidadão exerce o seu papel perante a sociedade, exige os seus direitos e cumpre os seus deveres.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:




As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 


A primeira é verdadeira, e a segunda, falsa. 


As duas asserções são falsas.


A primeira é falsa, e a segunda, verdadeira. 


As duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. 

Relacione atentamente os textos a seguir.

TEXTO 1

 

TEXTO 2

Governo Federal deve promover a inclusão digital, pois a falta de acesso às tecnologias digitais  acaba por excluir socialmente o cidadão, em especial a juventude.

(Projeto Casa Brasil de inclusão digital começa  em 2004. In: MAZZA, Mariana. JB online.)

 

Fazendo a comparação entre a charge e o texto, conclui-se que:


A preocupação social é preparar quadros para o domínio da informática.


O apelo à inclusão digital atrai os jovens para o universo da computação.


O conhecimento da tecnologia digital está democratizado no Brasil.


O acesso à tecnologia digital está perdido para as comunidades carentes.


A dificuldade de acesso ao mundo digital torna o cidadão um excluído social.

Durante a sua posse em janeiro de 2017, o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assumiu como slogan do seu governo o tema "America First" (A América em primeiro lugar) e afirmou que o seu mandato seguiria duas regras básicas: "compre [produtos] americanos e empregue [funcionários] americanos".

Tendo em vista as características do governo Trump e seu significado na atual conjuntura, analise as afirmações abaixo:

 I) As ideias apresentadas pelo presidente Trump representam um aprofundamento do processo de integração dos Estados Unidos no mundo globalizado.

II) A eleição de Donald Trump pode ser entendida como uma resposta conservadora à crise econômica que atinge a maioria dos países desenvolvidos do mundo.

III) Apesar do discurso nacionalista, as medidas de Trump são mais retóricas e não chegaram a incidir sobre a circulação de pessoas e mercadorias nas fronteiras dos EUA.

Estão corretas as afirmações contidas em:


I, II e III.


III apenas.


I e III apenas.


II apenas.


II e III apenas.

Observe atentamente o gráfico e, em seguida, faça a leitura do texto.

 

PIRÂMIDE

(Disponível em: . Acesso em 08 ago. 2017)

 

Atualmente, três em cada dez crianças abandonam a escola, em definitivo, antes de completar o ensino fundamental e praticamente a totalidade delas vem dos setores economicamente mais desfavorecidos. Como o investimento anual na educação dessas crianças está na casa dos três ou quatro mil reais, todo o investimento ao longo da vida pode não exceder os vinte ou trinta mil reais. No outro extremo, onde estão os mais ricos, o investimento por criança e por ano pode exceder – e em muito, se considerarmos as escolas de elite e incluirmos cursos de línguas, aulas particulares, material didático, viagens culturais etc. – os quarenta mil reais por ano. Ao longo de toda a vida escolar esse investimento pode chegar a mais de meio milhão de reais. Essa perversa desigualdade na formação educacional, quando combinada com a dependência da renda de uma pessoa adulta com seu nível de escolarização, fecha um círculo vicioso extremamente perverso. Em valores aproximados, segundo vários levantamentos feitos por especialistas, cada ano de escolaridade a mais de uma pessoa implica em um aumento de renda da ordem de 10% a 20% (variação essa devida à época, à sistemática adotada no levantamento dos dados e aos níveis escolares considerados). A qualidade da educação, por sua vez, medida, por exemplo, pelo nível escolar do professor, pode contribuir com uma diferença de cerca de 50% na renda de pessoas com mesmos níveis de formação educacional.

 

(HELENE, Otaviano. Educação e desigualdade. In: Brasil de Fato, 04 e agosto de 2011 – com adaptações. Disponível em: . Acesso em 08 ago. 2017)

 

A relação entre desigualdade social e educação escolar vem sendo estudada pela Sociologia há aproximadamente 150 anos. Vários autores e correntes de pensamento explicam os complexos mecanismos dessa relação. Mesmo considerando as grandes diferenças existentes entre países e épocas, a escolarização progressiva da população:


gera equanimidade entre segmentos sociais e diminuição de conflitos culturais e econômicos.


proporciona acesso ao mercado de trabalho pouco competitivo devido ao aumento da competitividade escolar.


garante empregabilidade compatível com o nível de formação.


vem acompanhada de um aumento das exigências educacionais de um mercado de trabalho altamente competitivo.


está relacionada às crises econômicas e favorece o desemprego.

Uma escola da periferia da cidade de São Paulo apresentava altos índices de violência e de reprovação. Não havia nessa escola uma articulação interna, nem com a família dos alunos e nem com a comunidade onde está inserida. Os professores primavam por uma prática pedagógica individualizada e sem articulação com a realidade. Na eleição para a direção da escola, a professora Ângela foi eleita por toda a comunidade, interna e externa e logo que assumiu a direção, percebeu que precisava haver uma mudança. A escola não podia mais ser administrada, voltando-se apenas para os aspectos administrativos, mas sim, eles deveriam dar sustentação aos pedagógicos. Sendo assim, iniciou-se, com a participação e apoio de toda a comunidade, um movimento de organização da escola em direção a uma instituição democrática e autônoma.

 

Sobre os princípios da gestão democrática, julgue os itens a seguir.

 

I A gestão colegiada organiza o trabalho pedagógico, permitindo uma ampla participação.

II A implementação do projeto político-pedagógico contribui para a construção da identidade da instituição, por meio de uma constante reflexão e discussão.

III A centralização das ações desburocratiza os processos de gestão e de organização.

IV A participação da família e comunidade nas assembleias escolares é uma forma de aproximar a escola da sociedade.

 

É correto apenas o que se afirma em:


I e II.


II e IV.


III e IV.


I, II e IV.


I, II, III e IV.

Leia e analise a situação hipotética descrita a seguir.

 

João cursa o nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Seu grande desejo no momento é passar de ano e entrar para o Ensino Médio. As disciplinas que ele mais gosta são Português e Inglês, mas não se sai bem em Matemática e Química. Na semana que antecedeu ao exame final da disciplina de matemática, o professor passou exercícios em sala de aula afim de preparar melhor os alunos para a realização do exame. João conseguiu resolver corretamente oito dos dez exercícios que o professor passou, entretanto, não comemorou o seu bom desempenho nas atividades, pois o que realmente importa para João, é tirar uma boa nota no exame e passar de ano. Na verdade, ele está com muito medo de não passar! O professor corrigiu os exercícios na sua mesa na medida em os alunos terminavam e entregavam. Ficou surpreso ao corrigir os exercícios realizados por João e, ao entregar a folha de exercícios corrigida, diz: - Muito bem João! Pena que esses exercícios não valem nota. Mas agora quero ver você tirar dez no exame final!

 

Assinale a alternativa que melhor representa a situação descrita acima.


A situação é pertinente a uma prática escolar progressista que valoriza mais a cultura do aprender do que a cultura da nota.


A situação é pertinente a uma prática educacional progressista que valoriza os avanços do aluno.


A situação é pertinente a uma prática educacional tradicional que utiliza a avaliação para o controle da disciplina.


A situação é pertinente a uma prática educacional progressista, cujo processo ensino-aprendizagem é mais valorizado que o resultado final.


A situação é pertinente a uma prática escolar tradicional que valoriza mais a cultura da nota do que a cultura do aprender.

Durante o Renascimento, a sociedade europeia ocidental retomou a cultura da Antiguidade Clássica (textos antigos, coleções de moedas, obras de arte, etc.). Dentre as alternativas abaixo, escolha a que apresenta corretamente os reflexos dessa atitude em relação à História:


Voltou-se à crença politeísta e ao culto dos deuses.


Foi possível levantar uma enorme fonte documental para a reconstituição desse passado.


Retomou-se à formação de cidades Estado nos moldes das cidades Greco-romanas.


Caíram por terra todos os preceitos religiosos da Igreja católica romana.


Aboliu-se o feudalismo e instituiu-se a democracia.

Páginas: 123456